ESG é apenas para grandes empresas?
- Rafaela Vendruscolo
- 16 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Com o termo em popularidade crescente nestes últimos anos, muitas são as dúvidas sobre a gestão ESG nas empresas. Afirmações e perguntas sobre a relação da #estratégia ESG com grandes corporações, principalmente relacionadas a fundos de investimentos, é o que ouvimos no dia a dia.
O ESG é uma bússola valiosa para empresas de todos os tamanhos. Isso porque as ações ESG são capazes de moldar o presente e o futuro de qualquer negócio de maneira impactante e sustentável.
A estratégia ESG, em seus pilares Ambiental, Social e Governança, apoia ações flexíveis e adaptáveis, mostrando que não é exclusiva de grandes corporações, mas exclusiva de organizações que pensam adiante, que têm uma visão de futuro aberta, otimista e verdadeira, que para construir um amanhã melhor, é preciso agir hoje. Afinal, empresas aos moldes antigos não são compatíveis com novos contextos e novas exigências do mercado.
Uma boa estratégia ESG, em qualquer tamanho de empresa ou setor, precisa começar com um olhar atento sobre a estratégia do negócio, os impactos para a sociedade e o planeta e onde quer chegar.
Por exemplo, no pilar ambiental, para além de porte e setores, que envolve práticas sustentáveis que beneficiam tanto o meio ambiente quanto o desempenho financeiro. Da transição energética à gestão de resíduos, estão na lista oportunidades que não devem ser ignoradas por qualquer empresa, seja de qualquer tamanho, afinal, quem não quer reduzir custos operacionais e construir reputações de ouro?
Já na esfera social, há muito do que utilizar das estratégias ESG: a conformidade com as práticas trabalhistas, a promoção da saúde e segurança e bem-estar dos colaboradores e o fomento a ambientes inclusivos são de extrema importância para qualquer organização que preza pela seriedade e crescimento respeitoso, tornando ambientes mais produtivos e pessoas mais engajadas. São ações fundamentais que devem ser realizadas, independentemente do tamanho do time ou dos metros quadrados da sua empresa.
Independente de ter ou não uma gestão estratégica ESG bem estruturada, a pandemia do covid-19 escancarou a necessidade de olharmos para as pessoas nas organizações!
Ainda, ao trabalharmos com os princípios éticos e integridade, na parte de Governança da gestão ESG. A conformidade, transparência, gestão da cadeia de fornecimento são essenciais para garantir operações éticas e responsáveis.
Quando desbravamos a relação com a comunidade e a satisfação dos clientes, estes, alicerces de qualquer negócio, nos conectamos às pessoas que nos rodeiam e geramos valor para a marca, uma necessidade de qualquer empresa.
Não são apenas exigências regulatórias que servem para todas as empresas, mas a transformação de desafios em grandes oportunidades de crescimento, que abraçam uma visão estratégica de adaptabilidade ao ambiente de negócios, que geram conexões mais profundas com stakeholders, e cria uma rede de confiança, fomentando relacionamentos duradouros.
Quem tem uma Gestão Estratégica #ESG, tem uma ferramenta poderosa para inovação, desenvolvimento e construção de ações que beneficiam a empresa e o mundo à sua volta.
Não importa o seu tamanho, mas sim onde você quer chegar, como você quer se posicionar, com uma narrativa diferenciada e autêntica, e qual valor quer gerar para o mundo.
Conte com a #IMPACTATO na jornada ESG da sua empresa, de ponta a ponta.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar.
Comments